A arte indígena e sua influência na tatuagem

No dia do Índio, comemorado em 19 de Abril, resolvemos homenagear este povo  que contribuiu  na formação da cultura do povo brasileiro.

A arte corporal tem suas raízes na modificação corporal que povos primitivos de tribos dos 5 continentes ainda mantém como forma de marcar ritos,comemorações e homenagens.  Já a tatuagem tem suas raízes na cultura da Polinésia, onde se descobriu o homem tatuado, levado á Europa como “descoberta” pelo navegador James Cook no século XVIII.

Dando ênfase aos motivos tribais usados por povos indígenas como forma  de expressão, vemos hoje que a influência exercida pelos grafismos continuam avançando forte na cultura da tatuagem no Ocidente. Variando forma e significado, as tribais que tiveram seu auge na década de 90 no Brasil, voltam nos dias atuais trazendo novos padrões tatuáveis, como as Maori ,onde se valoriza a representação das formas da natureza e dos animais criando desenhos com encaixes geométricos e padronizados.

Maori feita por Pinhu
Maori feita por Paulão

Como alternativa á  procura pela arte de povos aborígenes , o Soul Tattoo  abre espaço para destacar os grafismos indígenas brasileiros , uma belíssima forma de desenho abstrato  e pouco difundida entre os tatuados . Seus significados também estão intimamente ligados aos animais e à natureza, fonte de vida e conhecimento para eles. Disponíveis com exclusividade  na biblioteca do estúdio, o livro “Grafismo Indígena” é uma rica fonte de referência para quem desejar tatuar motivos tribais do Brasil, assim como a série “Raízes”  do tatuador Dex ,onde ele apresenta em forma de pintura ,retratos de índios.

Grafismo Indígena
Referência de tatuagem com influencia em grafismo indígena
Tribal com influência de grafismo indígena por Paulão
Bracelete indígena por Paulão
Retrato indígena por Dex
Índio típico brasileiro por Dex Tattoo
Pintura feita por Dex

A cultura indígena sempre influenciou a arte da tatuagem com imagens de  expressivos índios guerreiros ornamentados com cocares, peles de lobos e  penas,  o que só fortalece a certeza de que estes povos , independente de qual localidade estejam, nos deixam um  tesouro, a sua forma de ver o mundo através da arte corporal.

Como pinturas corporais ou como tatuagens,  estes desenhos gráficos são representações significativas e estéticas que revelam mais do que o corpo social, mas também a alma de uma tribo.

Inspire-se nas nossas raízes!

por Patricia Martins